Page 13 - Grupo DIDATIC_ UEL_LONDRINA by luidecortez
P. 13
1 – iniciar com um QUIZ (verdadeiro/falso, feedback da aula anterior/pontos
importantes, conhecimento científico sistematizado) ou algum desafio; Como gerar o
2 – ideal 4 a 5 questões / chat, meet, zoom, whatsapp, vídeoaula (relógio temporizador);
3 – técnica com Feedback Imediato por revisão (mentimeter, kahoot) ou antecipação
(conhecimento que será transmitido na aula) - PREPARA O CÉREBRO DO
ESTUDANTE PARA O QUE VAI APRENDER (lembrete inicial do Youtuber);
4 – Não importa se acertou ou errou – essa metodologia, ativa as sinapses neurais
(lembrar, associar, definir, entre outras); engajamento?
5 - QUANDO você faz este feedback imediato – a capacidade de aprender é muito maior
do que assistir a uma aula passiva / até em relação a executar um movimento, um gesto
técnico e solicitar para que descreva a mecânica do movimento.
✓ ACERTOU – liberação de DOPAMINA, hormônio no cérebro, (microprazer),
lembrará desta informação por muito mais tempo
X SE ERROU – quando apresentar a resposta ou estiver a trabalhar com esta
informação/conhecimento, o estudante irá ressignificar, será reeditada em seu
cérebro e desta forma, também será liberado a DOPAMINA